Sexta-feira, 18 de Outubro de 2013

Pegue essas peremptórias palavras, rodeie-as pelos seus neurônios e seja contra ou a favor. Quer dizer compreenda-as ou não. Em momentos diferentes da vida se aceita bem, noutros não e tempos depois se vê o valor delas (Lucas 14:26).

“Se alguém vier a mim, e não se desapegar de seu pai e sua mãe, da mulher e dos filhos, dos irmãos e das irmãs, e ainda também da sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.

Quando era um jovem pai de família, fiz questão de me afastar dos meus pais – tanto da vizinhança deles como da firma da família – por uma razão profissional, mas no fundo vejo hoje que o principal motivo era me libertar deles.

No livro de São Afonso de Ligório que explica ser a descrição das qualidades da caridade ou do amor feitas por Paulo em 1 Coríntios 13, primeiramente do ágape, o amor a Cristo, ele interpreta esse trecho “não busca os seus interesses” com este significado: “Para se chegar a uma perfeita intimidade com Deus, é necessário um desapego total das criaturas, das afeições paralisantes aos nossos parentes”.

Difícil de aceitar? Mas lendo sobre o mito de Psique no livro Mitologia Grega, encontrei uma razão consistente para esse desapego a alguém muito próximo. A jovem Psique vive com seu marido Eros só durante a noite e no escuro, sem vê-lo. O livro interpreta, assim: “Ela se rendera por completo à escravidão sexual do amante. Um poeta descreve assim seu estado de alma: ‘antes morrer cem vezes que perder tão doce amor do meu marido’. É um estado de desconhecimento e cegueira”.

Esse mitologema explica em parte o comportamento das mulheres que sofrem as mãos de seus maridos e não conseguem se separar. O forte amor espiritual tem a capacidade de fazer a mulher emergir dessa situação e cortar tais laços paralisantes.

“O drama de Psiqué é a busca da individuação, que sempre dói muito, porque é um parto, um corte num pacto, sempre extremamente difícil”.  



publicado por joseadal às 12:33
mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
17
19

20
21
22
24
26

28
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO