Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2013

“Estamos subindo uma montanha.

Estamos num processo de cura.

Estamos numa caminhada rumo a Jesus”.

Assim começa o capítulo Pecados e Feridas, no livro O Leão que Ruge ao Longo do Caminho (p.83).  Então, sai enumerando três tipos de pecadores:

“O criminoso: não consegue emendar-se. Ele sabe que é viciado em drogas ou bebida e vê o mal que faz a sua volta, mas apenas diz: ‘Eu não consigo mudar é tarde demais’. É um prisioneiro. Ou o problema é sexual, ele vive uma vida homossexual ou coabita com uma mulher que é comprometida com outro e se dá conta que prejudica a uns e outros, mas diz: ‘Este é o tipo de vida que eu tenho que viver’. Seu modo de vida torna-se uma segunda natureza.

O que não tem sentimento de culpa: é o único que não vê seu pecado. ‘Não é culpa minha’, assim não assume sua responsabilidade e não pode ser curado. Sempre culpa um terceiro pelo erro que pratica.

O que se reconhece pecador: um homem muito correto uma vez disse: ‘quem pode se tornar santo? Aquele que tem a consciência de que é um pecador’”.

No livro A Barca dos Homens, de Autran Dourado,

um dos personagens é Tonho, um pescador, um bêbado. Numa noite em que o mar batia forte ele vive seu momento de se reconhecer pecador (p.211): “Quando não se tem mais necessidade de provar que se é um homem, aí se está perdido. Pode-se perder uma vez, duas, muitas, mas não se dar por vencido. Olhe para mim, fui reduzido a quase nada, a um molambo que perambula pela ilha, por uns zombado, por outros desprezado. Quando dentro de si um homem se quebra, é difícil juntar os pedaços. Não é mais um homem. Mas ainda não me dei por vencido! Ainda sou um homem!, gritou para o mar bravo. Foi então que começou a sentir uma fraqueza no corpo todo, um cansaço doloroso, um vazio na barriga. Sabia como encher aquele vazio, como acalmar a dor e aliviar o cansaço. Olhou a garrafa ainda fechada, alisou-a”.

No livro lá de cima, o frade Elias Vella,

lembra o caso de Jesus e da mulher adúltera (João 8:1-11): “Mulher, eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar”.

 

Ordem mais difícil para o pecador cumprir.



publicado por joseadal às 20:08
mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
24
25
27

29
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO