Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2013

Uma ordem cria em quem a ouve um imediato antagonismo. Como na admoestação de Paulo (1Coríntios 5:1, 2): “Há entre vós fornicação, e fornicação tal que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. E nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação”.

Diferentemente, um mito é um parábola que faz pensar com boa vontade num assunto, mesmo que seja escabroso. Na história de Psique, na Mitologia Grega, a jovem desce a Mansão dos Mortos e é aconselhada: não te é lícito sentir piedade. E lá ela se depara com uma situação que desperta compaixão. Um velho chamado Ocno puxa um burro carregado de pedaços de pau que vão caindo durante sua marcha vagarosa. Psique vê o velho se abaixar, pegar o pau e colocar no cesto, mas quando volta a caminhar lá se vai outra acha ao chão. A moça sente vontade de se abaixar e pegar, porém lembra-se de que não deve sentir piedade. Ocno está no inferno por ter sido preguiçoso em mudar seu modo de vida e por sua sexualidade incontrolável. Pecava, arrependia-se e voltava a cometer o erro. Agora, por toda eternidade tem de apanhar lenha e perde-la incessantemente. (nesta imagem o pecador incorrigível, Ecno, paga outra pena: tece uma corda que o burro come sem parar)

Psique não deve ajudar, por que? O livro cita o psiquiatra Erich Neumann, que explica (p.245): “A psique feminina defronta-se com a difícil tarefa de abandonar o anseio de se fixar no que está próximo para alcançar um objetivo distante e abstrato. É estrutura coletiva da psique da mulher, é um desejo muito forte do gênero feminino: manter o vínculo entre mãe e filhos e tentar de todo modo ajudar seu homem em sua fragilidade. Ajudar sempre significou uma 'participação mística’, pressupõe cumplicidade e cria uma identidade de propósitos muito perigosa. O ego feminino é ameaçado na sua estabilidade pelo perigo da distração provocada por um relacionamento que rouba suas forças e a desvia de seu destino”.

Está vendo, contar esta lenda talvez inspire mais uma jovem do que proíbi-la de continuar se encontrando com aquele mau caráter.     



publicado por joseadal às 02:43
mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
24
25
27

29
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO