Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2014

Sábio Segundo o Mundo – Bem-vindo sejas, amigo! Aonde vais com este fardo tão pesado?

Cristão – Dizes bem. É tão pesado que nem consigo dizer o peso que tem. Dirijo-me para a porta estreita porque, segundo me disseram, lá é onde me comunicarão o modo de ver-me livre deste fardo.

Sábio – Tens mulher e filhos?

Cristão – Tenho, sim; mas este fardo preocupa-me e aflige-me tanto que já não sinto por eles o prazer que possuía outrora, e apenas tenho consciência de os possuir”.

Este diálogo esta no livro O Peregrino (p. 9), de John Bunyan (1628-1688), escrito enquanto estava preso por pregar a Bíblia sem ter uma licença.

É um livro religioso muito considerado, tem mais de 330 anos. Só agora baixei-o na internet e estou lendo. São as aventuras e desventuras de um homem comum carregando um enorme fardo. É uma história de muita inocência, mas tem uns trechos que nos faz refletir, como este. O personagem Sábio segundo o Mundo – uma expressão para designar uma pessoa culta mas sem fé – lhe pergunta: “Tens mulher e filhos?”. Ele responde afirmativamente e diz algo que é um grande problema na vida dos homens e mulheres que já têm filhos: “este fardo preocupa-me e aflige-me tanto que já não sinto por eles o prazer que possuía”.

Ele não quer mais levar às costas este tremendo peso, e uma das razões é que quer gozar a vida em família. Não quer viver sempre às volta com problemas e obrigações deixando a vida passar e sem nem ver os filhos crescer – afinal, uma das razões de estar vivendo.

Um outro personagem que não aparece neste pedaço – o Sr. Evangelista - lhe indica um jeito de se livrar de tamanho peso: “Dirija-se para a porta estreita onde te indicarão o modo de ver-se livre desta fardo”. Ainda estou no começo do livro, mas já deu pra ver que Cristão vai ter muita dificuldade de encontrar a tal porta.



publicado por joseadal às 00:14
mais sobre mim
Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

27
28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO