Terça-feira, 29 de Março de 2011

Os romanos desenvolveram a sauna ou as termas, um modo de relaxar que intercalava o cuidado com o corpo com negócios e o descanso com estudo.

"A partir do século 2 a.C. a maior parte dos cidadãos romanos, tanto em Roma com em muitas cidades dominadas por eles, saía do trabalho ou de casa e ia às termas".

As saunas em bons clubes de hoje nem de longe se comparam com a tecnologia, o conforto e o luxo daqueles balneários da antiga Roma. Apesar de ter sido inventada pelos gregos foram os latinos que fizeram deste costume um modo de vida que garantia o ócio e o descanso mental e corporal. Uns 20 anos antes de Jesus nascer o imperador Agripa começou a construção de uma terma pública e gratuita. Foi construído um aqueduto para prover água em abundância para uma enorme sauna, um parque aquático com piscinas. Sêneca descreve os acabamentos: "Grandes espelhos circulares ornavam as paredes revestidas de mármore da Núbia, águas jorravam de torneiras de prata e mármore de Taso, formando belos desenhos, recobriam os pisos". No século primeiro d.C. existiam mais de 170 termas em Roma. A construída por Diocleciano no século 4 d.C. ocupava 150.000 m². Centenas de profissionais trabalhavam nelas.

Precisamos encontrar o nosso tipo ideal de distração e descanso. A vida não pode ser só de trabalho e obrigações.



publicado por joseadal às 23:20
mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
14
18
19

20
21
23
25
26

28
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO