Segunda-feira, 04 de Abril de 2011

Profecias, filósofos e sociólogos também as fazem, mas não pelo espírito e sim por concatenação de fatos e tendências. No livro Grupos Criativos, Domenico Massi diz que há 3 correntes destes profetas. Ele chama de filões.

O filão otimista inclui o historiador Galbraith e interpreta o momento que vivemos como pós-industrial e continuação do industrial e levará a: "núcleo familiar como ambiente de produção e reprodução, descentralização do trabalho, desmassificação da cultura com o resgate dos gostos pessoais, maior individualismo, crescente confiança na ciência, mais tempo de folga e liderança com sistemas múltiplos de comando em transformação contínua. Todavia, está claro que numa sociedade em que os trabalhadores e consumidores lidam sobretudo com a matéria-prima da informação, os escritórios e as lojas irão, gradativamente, se dissolver nas redes da internet, exatamente como a correspondência de papel."

O filão pessimista inclui o teórico Gershuny e contesta a globalização prevendo: "muitos estragos provocados pelo consumismo e a industrialização selvagem, o fracasso do urbanismo tornado as pessoas nas cidades mais alienadas em um anonimato esquizofrênico, em que uns poucos conseguirão a volta a vida no campo e a autogestão do trabalho, mas que tudo se perderá pelo desequilíbrio ecológico".

E o filão historicista de Alain Touraine que vê: "uma sociedade programada, na qual a ação criativa precederá as escolhas e a colonização dos consumidores por uma produção diferenciada dos bens de consumo. O indivíduo será esmagado pelas decisões tomadas sem seu conhecimento e vão se limitar a defender seus direitos adquiridos em contraposição ao melhor para o conjunto da sociedade".  

 

Quem conhece a Bíblia dirá que esses 3 grupos se parecem aos profetas de Israel no período prébabilônico: Isaias, Jeremias e Ezequiel. Só previram o mal para Jerusalém.

 



publicado por joseadal às 23:59
mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
19
23

24
26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO