Sexta-feira, 08 de Abril de 2011

No livro Criatividade, procurando o caminho para se inventar ou criar uma nova forma de fazer as coisas, pergunta: “Será resultado da produtividade, da massa de trabalho, que leva ao surgimento de uma nova idéia? Estará no caráter estético do inovador? Ou na capacidade de perceber o singular num modelo geral? Ou é a amplitude da visão que abarca história, religião, biologia e filosofia? Ou o dom de síntese para conter a psique do homem em determinado foco? Ou mesmo a atenção às palavras, dando ouvido a fantasias e ideais dos outros? Quem sabe a descoberta de uma parte perdida de sua alma que dá novo sentido a um objeto?”

Sim, o que é que nos mobiliza a não ficar teimando num mesmo trabalho, ou repetindo um discurso igual ou ainda nos conformando com aquilo que conhecemos? Qual é a pulsão que nos leva adiante, que nos torna inovador e criador?

CO livro cita James Hillman que ensinou: “A criatividade obriga à devoção à sua própria pessoa, exige um transformar-se carregando um sentido de impotência e de crescente consciência de seu próprio poder. A força criativa é ectopsíquica, porque vem de além da psique, é mais do que humana e mais poderosa do que seu detentor. O qual, na verdade, corre sempre o perigo de ser possuído. Agindo como se sofresse uma coação, porque a força criativa é sempre excessiva”.

Imagine o esforço de Graham Bell para inventar o telefone ou de Sabin até descobrir a vacina contra a poliomielite. Eram dias e noite debruçados sobre os problemas que impediam a realização de sua idéia. Mas este esforço criativo também acontece para o mal. “Alguém pode descobrir uma maneira de levar alívio a quem sofre, enquanto outro cogita uma forma de matar”. Todo o plano tortuoso que o assassino de Realengo formulou e afinal realizou foi criativo, mas destrutivo. Como disse Hillman o que faz, realiza, tem que transforma-se ou para o bem o para o mal.  



publicado por joseadal às 01:09
mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
19
23

24
26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO