Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

A era industrial já passou e muitas empresas ainda não se deram conta.

O livro Grupos Criativos tem me ensinado de montão e falando sobre a era pós-industrial diz: "Detroit, com suas três grandes fábricas - Ford, Chrysler e GM - foi por 50 anos a cidade industrial por excelência. Na zona do Grand Circus Park pelo menos 50 edifícios eram dedicados a espetáculos, com cinemas e teatros que podiam receber 30.000 pessoas simultaneamente. Hoje a cidade é um envólucro semivazio".

Minha cidade nasceu e cresceu em volta de uma grande usina, a CSN, será que Volta Redonda vai continuar se desenvolvendo como núcleo industrial? O professor Domenico Masi fala de um exemplo de cidade pós-industrial: "Nova Iorque não manteve seu parque industrial. Desmembrou suas fábricas e construiu filiais em países subdesenvolvidos. Manteve os trabalhos executivos e de prestação de serviço, as atividades que mais crescem no mundo".

Qualquer cidade do mundo que não queira perder sua população ou desvalorizar seu espaço precisa se adaptar ao conceito pós-industrial. O mesmo acontece individualmente. Nossos filhos e netos precisam do ambiente universitário para se tornar um sujeito de terno ou mulher de taier pois o tempo do macacão está ficando para trás. Veja este outro exemplo: "Na metade do século 20, Boston era uma cidade manufatureira de téxteis e calçados. Mas universidades como Havard e MIT mudaram tudo. Nasceram desses celeiros laboratórios de pesquisa sobre computadores e radares. Só o MIT foi responsável por mais de 100 novas empresas de tecnologia. A diferença está no clima universitário desta cidade. Muitos empresários começaram seu negócio como extensão do seu trabalho universitário. Os profissionais high tech tem linguagem e comportamento comuns que acelera a difusão das idéias. É no bar da esquina que se resolvem problemas recíprocos e se trocam - ou se roubam - idéias".

Este é o mundo pós-industrial onde as idéias valem mais do que produtos fabricados.    



publicado por joseadal às 22:54
mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
19
23

24
26
27
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO