Sexta-feira, 15 de Julho de 2011

A História se repete, mas sempre em um nível acima, nem sempre melhor. Assim sucedeu nas cruzadas. O mesmo problema e igual solução, parecidos, mas cada vez com um grau maior de dificuldade. A cada momento histórico os humanos estão em um novo patamar social e psicológico. O livro A Caminho de Jerusalém, conta: "Bernardo de Clairvaux [Santo Bernardo] teve de fazer uma longa viagem e repetir, dia após dia, aquilo que tinha dito, primeiro em Burgund, depois em Lorrain e em Flandres. Mas como o novo despertar se espalhou para a Alemanha, surgiu a possibilidade de se repetir um problema acontecido na primeira cruzada quando um monge cisterciense de nome Peter viajou por toda Alemanha com uma mensagem semelhante à de Bernardo quanto à questão da Terra Santa. Mas a mensagem atacava, também, os judeus na Europa. Em conseqüência das suas prédicas, houve massacres em Colônia, Mainz e Estrasburgo. Em alguns lugares os judeus eram assassinados até a última pessoa viva".

Um orador religioso motivando o povo pode com suas palavras literalmente atear fogo a terra.

"Bernardo teve de refazer toda a sua turnê francesa, agora, na Alemanha, onde ele, apesar de ter de trabalhar com um tradutor ao seu lado, conseguiu a mesma resposta a favor da Guerra Santa. Mas agora, além do mais, teve de se esforçar muito para parar com as perseguições aos judeus e repetia sempre que 'aquele que se dirige a um judeu para lhe tirar a vida é como se atingisse o próprio Jesus Cristo'".

Este era o soldado sacerdote São Bernardo. Seu motivo era bom, melhor do que pregaram à multidão na a 1ª cruzada, mas ateou um fogarel de outro modo.

"Com isso, as massas, entusiasmadas, puderam se concentrar de novo na questão primordial e a segunda cruzada podia ser considerada como um fato. O soberano alemão, Konrad, fez um acordo com o rei Luís VII e, em breve, estavam pilhando à frente de um incontável exército, através da Europa, a caminho da Guerra Santa". Ô gente cruel! Com a desculpa de salvar um símbolo de fé saíram matando po todo caminho para  Oriente Próximo.

Vigie seu coração quando escutar alguma mensagem motivadora. Para fazer um bem você pode acabar fazendo um terrível mal.



publicado por joseadal às 00:14
mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
16

17
18
19
20
22

24
25
26
29
30

31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO