Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

Um fato real pode ser provado com uma explicação falsa? O físico brasileiro Marcelo Gleiser dá um exemplo disso no livro Dança do Universo:

"O maior avanço da astronomia grega veio com a invenção dos epiciclos. Acredita-se que esta idéia tenha sido desenvolvida por Apolônio de Perga (c. 265-190 a. C), um matemático de calibre comparável ao de Arquimedes. O melhor modo para entendermos um epiciclo é a analogia com uma roda-gigante que tenha sido desenhada por um perverso engenheiro; ao invés de balançarem suavemente, as cadeiras giram rapidamente, de modo que a cabeça do passageiro descreva um círculo completo. Esse círculo é o que chamamos de epiciclo, enquanto a volta feita pela roda-gigante é chamada de deferente. Agora imagine o pobre passageiro girando na roda-gigante e na cadeira ao mesmo tempo, sua cabeça descreverá uma curva espiral contínua. Agora substitua o centro da roda-gigante pela Terra e a cabeça do passageiro por um planeta. Do ponto de vista de um observador na Terra, o planeta irá claramente exibir um movimento retrógrado, ora ele está a frente ora atrás. Sua distância até a Terra também irá variar, 'explicando' a mudança na luminosidade aparente do planeta. Portanto, ao combinar o movimento dos dois círculos, é possível descrever as peculiaridades dos movimentos dos corpos celestes, ou seja, é possível salvar os fenômenos com uma inverdade!"

Ora, a explicação verdadeira é que o sol, nossa estrela, é o centro de um sistema de muitos corpos celestes que giram a sua volta com velocidades e órbitas diversas. Mas naquele tempo se pensava que éramos o centro de tudo. E nem existia ainda a religião de Cristo que defendeu o geocentrismo por vários séculos. Então, para explicar como é que Marte estava indo para a esquerda e daí começava a ir para a direita, supondo que a Terra estivesse parada, só mesmo com a invenção do epiciclo: Marte estava dando só uma voltinha. É mole!    

 


tags:

publicado por joseadal às 01:40
mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11

15
16
17
18
20

21
22
23
24
26
27

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO