Terça-feira, 13 de Setembro de 2011

Permita-me compartilhar contigo este comentário feito pelo físico Marcelo Gleiser no livro Dança do Universo:  "Cláudio Ptolomeu, que viveu no primeiro século da e.C, produziu seus trabalhos entre 127 e 141 d.C., em Alexandria, na época uma província romana. Sua obra-prima, chamada pelos astrônomos árabes de Almagest (O Grandioso) se tornou o texto base de estudo da astronomia até o final do século 16. Ptolomeu baseou-se nas idéias de Aristóteles e na astronomia de Hiparco para criar uma descrição completa dos movimentos dos corpos celestes passíveis de observações. Sua obra astronômica é a coroação do apelo de Platão para alguém descobrir uma teoria que explicasse os fenômenos, e fizesse uma descrição do Universo em termos de rodas e mais rodas, eternamente girando sob o controle do Movedor Imóvel. O que pode ter motivado Ptolomeu a estudar o firmamento? Para ele, assim como para Platão e para Aristóteles, os corpos celestes são uma manifestação direta da inteligência divina. O estudo dos céus servia como um veículo de ascensão espiritual para o astrônomo. Por intermédio de seu trabalho ele liberava-se das limitações e trivialidades da vida diária, em busca de uma existência moral e ética superior; para Ptolomeu, a astronomia estava profundamente ligada à filosofia moral".

Não importa se você e eu somos comerciantes, médicos, advogados ou desenvolvemos outra profissão qualquer, nosso ideal deve ser de "por intermédio do trabalho nos liberarmos das limitações e trivialidades da vida diária". Eu e você já ouvimos dizer que 'a vida é uma escola', mas para aprender o quê? Ganhar dinheiro, executar bem a profissão que escolhemos? Nana nina não! Há que se "buscar uma existência moral e ética superior".

Um dia desses recebi o resultado de 4 dias de prova: passei! Mais uma vez minha vida vai dar uma guinada, vou aprender coisas novas. Há que ser para me tornar melhor como pessoa. Então, o resumo desta ópera é poder exclamar como fez nosso Senhor Jesus: Eu venci o mundo!



publicado por joseadal às 23:16
mais sobre mim
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

16

18
19
20
21
23
24

26
28
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO