Terça-feira, 27 de Setembro de 2011

Olhe para uma pedra, não, não uma pequena, mas uma rocha enorme, uma que você tenha de levantar os olhos aos poucos, depois a cabeça toda para poder vê-la inteira. Uma pedreira. Aproxíme-se, olhe-a com atenção. Ela não é cinza nem marrom, como parece a distância, mas toda marchetada, um mozaico, é carijó. Em um livro de Geoquímica é explicado que "pelas propriedades químicas foi possível catalogar as preferências de cada elemento químico para agregar-se à outros na forma silicática, metálica ou de sulfeto".

É quase como se um elemento, o ferro por exemplo, soubesse que tem uma missão ou pode se agregar a um outro tipo de elemento, como o magnézio, por exemplo.

"A formação de uma rocha envolve, segundo certas condições, a combinação de macroconstituintes em proporções certas o que resulta em fórmulas precisas de minerais".

Já fez um bolo? Eu já ajudei a bater, a raspar o resto que fica na vasilha e a comê-lo depois. Dizem que para um bolo ficar bem gostoso precisa ser feito com  amor e seguindo uma receita. A quantidade certa de cada material, um jeito ideal de misturar a massa e o tempo adequado no calor do forno. Como é então, que é feito um batólito - uma rocha montanhosa, como o Pão de Açúcar, por exemplo, sózinho? Se não quem bateu todos os elementos nas gigantescas proporções certas usando um calor ideal?

"A situação se complica quando se tenta uma avaliação completa em termos de todos os minerais de uma rocha, pois a cada um correspondem composições e energias diferentes".

Olha, 'me acompanhe-me em meu' raciocínio. Um elemento junta-se a outro por uma afinidade química quântica, quintilhões de átomos de um mesmo elemento juntam-se a outros tantos átomos de outros elementos, mas a mando do quê ou de quem? Quem são os guardiões de todo este intrincado mundo de meu Deus?



publicado por joseadal às 23:28
mais sobre mim
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

16

18
19
20
21
23
24

26
28
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO