Segunda-feira, 17 de Outubro de 2011

Como é que se aprende e, ainda mais importante, como é que nos reformamos? Voltemos a "alegoria da caverna”, pensamento de Platão comentado por Martin Heidegger.      

 "As transições para fora da caverna, para a luz do dia, e de lá de volta para a caverna, requerem uma adaptação dos olhos, da escuridão para a luminosidade, e da luminosidade para a escuridão. Em cada caso os olhos ficam embaçados por razões opostas. Por um lado, o homem, saindo de uma ignorância que ele mal percebe, pode alcançar um ponto em que o ideal se lhe apresenta de um modo nítido, ainda que não esteja, de imediato à altura do que descobriu".

Você está dirigindo a noite e numa curva um farol alto o cega, mas o carro continua avançando. Por instantes não vês a faixa no asfalto nem sabes se o carro está invadindo a contramão ou saindo da pista. Enfim os olhos conseguem ver com nitidez e com o coração pulsando forte descobres que por sorte ainda estás na pista. Assim é com quem faz uma descoberta diferente de tudo que sabia antes.

“E assim como o olho do corpo deve, sobretudo, readaptar-se devagar e continuamente, seja à claridade, seja à escuridão, assim também a alma tem de se adaptar, com paciência e procedendo da forma mais apropriada, ao âmbito da realidade ao qual está sendo exposta. Assim como também o olho só consegue ver direito e por todos os lados, se antes o corpo todo tiver ocupado a posição correspondente, tal adaptação exige, pois, antes de tudo, que a alma inteira se reoriente na direção fundamental daquilo a que ela aspira".

(nesta foto minha pitangueira carrega uma orquídea de cores bem suaves)

 

Aí está o conselho de dois mestres: Trate com respeito e paciência uma revelação. A vontade de nteu coração pode ser a de "mergulhar de cabeça" na novidade alvissareira, mas o melhor é ir adaptando a própria vida e a relação com os que lhe estão próximos. A tranformação vai se dando aos poucos, todos te vêem mudar, mas de forma consistente, duradoura e exemplar. Você está saíndo da penumbra para a luz.



publicado por joseadal às 13:19
mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11

16
18
20
21

23
24
25

30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO