Sábado, 21 de Janeiro de 2012

 Tenho em mim a opinião de que sou dono do Tempo.
 - Esse Zé diz cada uma! Você nem usa relógio, de que tempo és dono, meu camarada?
 Vou te responder com uma constatação de Santo Agostinho que li num ensaio de Martin Heidegger (em espanhol):  
 "En ti, espíritu mío, mido los tiempos. A ti te mido cuando mido el tiempo. No te atravieses en mi camino con la pregunta: ¿cómo es esto? No me induzcas a apartar la vista de ti a través de una falsa pregunta. En ti - repito una y otra vez - mido el tiempo".
 O tempo era o próprio espírito dele, do bispo de Hipona. Mantendo a vista em sua parte espiritual Agostinho era dono do tempo.
 - Ainda não peguei bem o que ele quis dizer.
 Então leia mais um pouco, pensando que o homem santo está nos dando uma preciosa dica para dominarmos nosso tempo.
 "Las cosas que pasan y te salen al encuentro producen en ti una afección que permanece, mientras ellas desaparecen. Mido la afección en la existencia presente, no las cosas que pasan produciéndola. Repito que es mi manera de encontrarme lo que yo mido cuando mido el tiempo".
 "É minha maneira de encontrar-me", percebeu qual é?
 É mais ou menos isto: quando algo nos sucede em um momento do tempo, um acontecimento, deixa em nós uma marca, no nosso espírito, em quem somos como espírito. Se você o perseguir, agarrando-se ao acontecido e se deixando levar por ele, o tempo vai correr e você perderá o domínio sobre ele. Agostinho ensinou, então, que para ordenarmos o tempo temos de parar e nos fixar no que o tal incidente provocou em nós. Trabalhando nisto - não tem isso de ter sido bom ou mau -, no que o acontecido nos adicionou como ser eterno, o tempo vai ficar sereninho.
 - Será!?
 Pense um pouco, lembra de um provérbio que diz: na tempestade que sacode os galhos o pássaro se mantém quieto no seu ninho?   





publicado por joseadal às 08:55
mais sobre mim
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12

15
16
17
18
20

22
23
24
25
27

29
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO