Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2012

Sobre a capacidade de aprender novos conhecimentos Martin Heidegger ensina o seguinte:  

"A 'Idéia' não permite que algo diferente dela (que está atrás dela) "apareça", ela mesma é aquilo que brilha. A essência da Idéia está na capacidade de brilhar e ser visível".

Quando nos dispomos a aprender é essencial nos despirmos de antigos conceitos. A idéia que fazemos de um assunto, resultado de uma cultura familiar antiga ou de dogmas religiosos, como uma fogueira que brilha, acaba por impedir que o estudante desenvolva seu novo aprendizado.     

Então, Heidegger complica e explica: "Na sua quididade o ente se faz presente. Contudo, de modo geral, o presenciar [estar ali, presenciando um fato] é a própria essência do ser. Para Platão o ser tem sua própria essência na quididade. Mesmo a terminologia posterior denuncia que a quidditas é o verdadeiro, a essentia, não existência"'

Para aprender é preciso estar presente, seja numa sala de aula, num auditório ouvindo a conferência, com um livro nas mãos, diante da TV ou do computador. Mas para apreender a boa nova também se necessita da atenção (quidditas) se não a experiência nova não fará parte da nossa existência, afinal estávamos lá, mas não permitimos que o novo penetrasse em nós. É como instalar uma versão nova de um programa no computador sem desinstalar a antiga. A nova Idéia não fará parte do nosso ser (essentia). 

Agora, mais um pouco de filosofia, informação pesada de pensamentos.  

"O que a Idéia põe em foco com isso e, assim, permite que o olhar direcionado a ela veja, é o desvelado. Somente por meio desse direcionamento, a apreensão e o conhecer passam a ter, em Platão, uma relação essencial com a 'Idéia'. A adoção desse autodirecionamento para as Idéias determina a essência da apreensão (em alemão Vernehmung) e, na seqüência então, a essência da 'razão' (Vernunft)".

 É assim que um entendimento novo se torna uma Idéia que como um Sol vai lançar uma nova luz sobre tudo que se via antes.


tags:

publicado por joseadal às 10:50
mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
16
18

19
20

26
27
28
29


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO