Terça-feira, 06 de Março de 2012

Olhe-se no espelho ou pare um momento observando alguém que amas e pense: quem é essa pessoa? Saiba que sob a superfície da pele há um universo.

No livro O Mapa da Alma o professor Murray Stein cita Jung: “Imaginemos por um momento que a psique é como o sistema solar. O consciente é a Terra onde nosso ego vive firmemente. O espaço ao redor é o inconsciente. Quando nos aventuramos nesse espaço nos deparamos com muitos objetos, o inconsciente está povoado de complexos.”

Jung começou a mapear este espaço dentro da mente usando um instrumento científico, a associação verbal. Murray explica: “Jung e uma equipe de psiquiatras residentes montaram um experimento bombardeando a psique de pacientes com palavras como guerra, pão, acariciar, agulha – 400 termos – observando sutis reações emocionais. Acontecia longas pausas, respostas sem nexo, rimas e reações fisiológicas medidas com um aparelho, o psicogalvanômetro”.

A reação de um indivíduo a uma palavra era prova de que ela estava vinculada a uma lembrança ou emoção na infância ou, segundo Freud, “associavam-se a conteúdos extremamente obscuros e encobertos. Eventualmente, havia traumas envolvidos.”

Por trás de um belo rosto, atrás daqueles olhos que parecem lagos profundos existe um espaço tão grande e tão superpovoados como o sistema solar.

(essa quaresmeira tem sido respeitada, felizmente, na avenida onde moro e devolveu o respeito dos humanos com toda esta beleza)  



publicado por joseadal às 01:03
Bela quaresmeira!
Vanice Ferraz a 9 de Março de 2012 às 01:16

mais sobre mim
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
17

19
20
21

25
26
28
29


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO