Quinta-feira, 05 de Abril de 2012

Quando o estimado presidente Lula disse desconhecer o que a súcia formada por Palocci, Delúbio, Zé Dirceu e Genuino estava comprando o voto dos políticos venais a maioria dos brasileiros desacreditou sorrindo. Ontem, lendo o livro O Mapa da Alma, li a explicação de Carl Jung sobre a "sombra" e que explica este desconhecer o outro lado, o das ações escusas.

“Quaisquer partes da personalidade que pertenciam ao ego e foram suprimidas por dissonância com a vida emocional, caem na sombra. A sombra reúne comportamentos imorais ou pouco recomendáveis e contêm características contrárias aos bons costumes e convenções da sociedade”.

Os estudos herméticos dizem que todas as coisas têm dois polos. Minha mãe Idalina dizia que "até caldo de galinha se for demais é veneno". Assim quando se faz uma boa ação uma muito má deixou de ser feita, ou foi feita no vazio. Este lado nosso que age errado é a sombra. O bonzinho é o persona. A mesma pessoa pode atuar com ética em um momento e no outro agir pessimamente, como sombra.

“A maioria das pessoas veem-se como decentes e conduzem-se de acordo com as regras de decência em seus círculos sociais e só revelam elementos sombrios em sonhos ou quando confrontadas com extremos. A exceção são aquelas que desenvolvem uma identidade negativa, as ‘ovelhas negras’, que se orgulham tanto de sua ganância quanto de sua agressividade. Vangloriam-se delas e exibem em público esses traços”.

 

Jung disse também que como para nos mantermos éticos ou ‘politicamente corretos’ nos comportamos bem, não nos damos conta do que queríamos fazer realmente. Ignoramos nosso lado sombrio. Já os que escolhem se comportar como sombra percebem distintamente o que fazem, porém pensam que não há outra escolha e persistem em suas demonstrações que agridem a sociedade. Quem lida com eles veem claramente que estão na sombra, no polo contrário à luz do bem.



publicado por joseadal às 00:10
Tenho lido as msm e estudo do se blog, são interessantes e bem comentados! Parabéns!
Eneila de Lucas a 7 de Abril de 2012 às 15:30

mais sobre mim
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
14

15
16
17
18
19
21

22
23
25
26
27



pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO