Quarta-feira, 06 de Junho de 2012

Convivendo, em sua breve passagem pelo planeta, com o ambiente, o homem acumula lembranças. Até hoje sinto as mãos suadas e o coração palpitando de minha subida na pedra do Cruzeiro, no morro por trás do Colégio São Gonçalo. Contanto, bem mais tarde, para os filhos e netos, gravamos esta impressão em suas recordações. Então, quando eles olham para aquela pedra crivada de ocas que servem de ninho para urubús lembram da aventura do avô.  

Esta é a definição tirada da Carta da Paisagem Cultural, conclusões do seminário Semana do Patrimônio, em 2007. 

"Paisagem Cultural é o meio natural no qual o ser humano imprimiu as marcas de suas ações resultantes da interação do homem com a natureza e da natureza com homem. Fundamenta-se na Constituição brasileira que estabelece: o patrimônio cultural envolve manifestações artísticoculturais e conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico". 

O pensador carioca, professor Mário Chagas, disse: "As pedras também são baús, ou arcas que guardam memórias.A memória do mundo, de algum modo, está presente nas pedras. Não estamos falando aqui da memória da natureza, mas da memória cultural. Em nossa relação com as pedras encontramos pinturas e também faíscas do imaginário e da memória social. Pensemos no Pão de Açúcar, no Corcovado, na Pedra da Gávea, essas são pedras que nos acompanham ao longo do tempo, tem um lugar proeminente na geografia de nossas memórias, nas nossas paisagens subjetivas. Sem elas, nós não seríamos os mesmos".

 

Quando fomos pedalar na Cidade Maravilhosa uma das impressões mais fundas foi da paisagem. Mesmo nós, caipiras de longe do mar, vivendo no vale do Rio Paraíba, carregamos em nossa mente, na ampla psique muitas informações do Cristo Redentor, da Pedra da Gávea, do Pão de Açúcar, do mar verde batendo num ritmo dolente. São imagens vistas em filmes ou revistas ligadas a emoções que vivíamos naquele momento. Já não são só pedras ou oceano, é uma mistura da Natureza com a vida da gente. Causa uma impressão formidável. 



publicado por joseadal às 12:17
mais sobre mim
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
15

17
18
19
22

24
25
27


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO