Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011

Difícil, é muito difícil. Mas são palavras de um livro e as li copiadas num papelzinho distribuído por um crente devoto: "Se você quer ser meu seguidor esqueça seus próprios interesses", Jesus, em Lucas 9:23.

Hoje em dia qualquer um pode ser "seguidor", teu ou meu, no Facebook ou no Orkut, mas não precisará deixar para segundo plano seus interesses. Seguir Jesus é diferente. "Quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira".

Nos três anos e meio que ele ensinou tornar-se seguidor dele significava largar tudo, profissão e família, e andar atrás dele. Quando Lucas, movido pelo Espírito, escreveu estas palavras ser um seguidor do Mestre já não implicava deixar família e profissão, isso só era exigido para quem abraçava o sacerdócio. Mas, mesmo assim, o seguidor procurava manter sua vida o mais simples possível. "O que adianta ganhar o mundo inteiro?", perguntava Jesus.

Quando as idéias dele se espalharam talvez tenha sido a causa da Europa ter ficado estagnada por 800 anos. Os seguidores lembravam a todo o tempo dessas palavras: "Pois quem põe seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a verdadeira vida". Esta vida melhor seria em outro mundo.

Então, depois do ano 1000, os que estudavam as palavras de Jesus começaram a ler os esquecidos mestres gregos como Platão, Sócrates e Aristóteles que ensinavam como ter uma verdadeira vida aqui na Terra. Aos poucos os seguidores de Jesus passaram a ouvir outros mestres. Estes incentivavam o estudo de novas ciências e o mundo inventou muitas coisas. A verdadeira vida passou a ser uma existência mais confortável e segura. E assim passou-se mais 1000 anos.

Bem, agora que tudo muda o tempo todo e são muitos os que nos oferecem 'auto ajuda', qual é a verdadeira vida? Jesus ainda é o mestre ou só um dos mestres? Será que viver a verdadeira vida é, como dizem muitos ou por orgulho ou por medo: para mim basta crer em Deus!?

Vou guardar o papelzinho no fundo da pasta e lê-lo vez em quando porque ele diz outra coisa: "Vocês não se tornarão filhos de Deus pelos meios naturais".



publicado por joseadal às 11:01
mais sobre mim
Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

13
14
19

20
22

28


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO