Quinta-feira, 16 de Agosto de 2012

Tudo neste mundo dos humanos existe e se faz conhecido pelas palavras. Usamos conjuntos de sons para exprimir pensamentos e entender o que os outros sabem e querem. Os pensadores, em cada tempo, examinaram o significado das expressões delimitando o que elas querem dizer em cada momento histórico.

No livro O Mundo como Vontade, o filósofo expõe entre outras coisas, o que é Justiça. “Em uma inumerável multidão de seres, vivendo um ao lado do outro, o egoísmo, próprio a todos, faz com que o querer de um ultrapasse facilmente o direito do outro indivíduo. A vontade do primeiro foge aos limites em que se afirma a vontade do segundo, seja ofendendo ou destruindo o corpo deste, seja constrangendo as forças de tal corpo a servi-la em lugar de servir o próprio corpo”.

Existe a moral, os princípios religiosos, a razão, as leis e a ética para manter cada pessoa dentro de seus limites, mas é impossível impedir a invasão do espaço do próximo. Mas quanto é grave 'fazer a cabeça do outro'? Avançar o território que pertence a outra pessoa toma dela, segundo Artur Schopenhauer, também sua vontade própria. Suga o direito que cada um tem de cumprir seu destino, sua missão nesta vida. Este passa a pensar como o outro, ou mesmo discordando é obrigado a viver como o outro quer. Atrasa toda sua evolução humana e espiritual.  

“Um homem subtrai assim à vontade objetivada num outro indivíduo, as forças necessárias à própria individualidade; por conseguinte, quando afirma a sua vontade, este homem sai dos limites do seu corpo e nega a vontade do corpo alheio. Tal usurpação, sobre os limites de afirmação da vontade de outrem, foi em todos os tempos reconhecida e a sua noção abstrata tem o nome de injustiça”.

Então, por esta definição, praticar a justiça é manter-se dentro dos limites de sua vida e injustiça é o crime de roubar de outro o tempo precioso para ser quem realmente tem vontade de ser.



publicado por joseadal às 02:33
mais sobre mim
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
13
15
17

19
20
21
22
24
25

27
29


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO