Quinta-feira, 11 de Outubro de 2012

“O desejo de glória e a vontade de a possuir tem se desenvolvido em detrimento da dignidade. Hoje, é a opinião pública que outorga glória por obra e graça dos meios de comunicação”. Assim termina As Paixões Intelectuais. A busca do prestígio, do momento de fama, é um estímulo para uma vida de boas ações. Porém, a fama construída sobre a indignidade e a violência são efêmeras.

Algumas páginas antes ele descreveu as honras recebidas por Voltaire, cognome de François-Marie Arouet, que devotou a vida a ensinar a ética e os valores: “Voltaire retornou a Paris depois de vinte anos de exílio. Chegando inesperadamente e sem autorização do rei, ele demonstrou quanto confiava na opinião pública que contribuiu para formar. Sua enorme popularidade o protegeu do mau humor de Versalhes”. Um bom nome promove respeito e segurança.

O livro cita, então, o jornal Correspondência Literária (de 30 março de 1778): “Esse ilustre ancião apresentou-se hoje pela primeira vez na Academia Francesa. Sua carruagem foi seguida desde o Louvre por uma multidão ansiosa por vê-lo. Só lentamente a multidão se abria para sua passagem precipitando-se sobre seus passos com aplausos e aclamações. Os acadêmicos vieram ao seu encontro a entrada, honra que jamais prestou a qualquer de seus membros ou príncipes estrangeiros. Sua caminhada até as Tulherias, ao teatro, foi um triunfo público. Do ponto mais distante de onde se podia distinguir a viatura, elevava-se um grito de alegria; as aclamações e os aplausos redobravam a medida que se aproximava; e quando se pode vê-lo, esse homem de cabelos brancos, respeitável, que acumulou tanta glória, quando desceu apoiado em dois braços, o enternecimento e a admiração chegaram ao ápice. O grito, Voltaire, ecoava de todas as partes”.

Diga: sim, vale a pena se esforçar no caminho do bem.   


tags:

publicado por joseadal às 23:19
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

18
20

22
23
25
26

28
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO