Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

O certo é a religião ficar com a fé e não se meter com a ciência.

Eta pensamento infeliz, reacionário e retrógrado.

Li no O Globo uma entrevista com Guy Consolmagno, astrônomo com pós-doutorado em Harvard e responsável pelo Observatório Astronômico do Vaticano, no Arizona, EUA: “Esse ‘conflito’ é inteiramente uma criação daqueles, de ambos os lados, que são ignorantes da ciência ou da religião. Com frequência, eles agem desse jeito por medo. Pessoas fizeram muitas coisas ruins em nome da religião. Muitas outras também usaram a tecnologia que a ciência apoia de forma ruim. Mas suprimir a religião ou a ciência não as impediria de fazer coisas ruins”.

- Mas a Igreja Católica sustenta um Observatório Astronômico nos EUA, Zé?

O cientista dá uma razão para a Igreja que liga as coisas terrenas às espirituais também estudar os astros, o Universo de matéria: “O observatório mostra ao mundo que a Igreja apoia, ativamente, a ciência. Isso é importante não só como resposta às pessoas que rejeitam a Igreja por achar que ela é, de alguma forma, anticiência, mas também para mostrar às pessoas da Igreja que a ciência deve ser encorajada. Nas palavras do Papa João Paulo II, a verdade não contradiz a verdade”.

Ele explica que assim como a luz do dia começa obscura e vai clareando a religião Católica Romana hoje é diferente da do século XVII, como no caso de Galileu Galilei: “A história da Igreja e de Galileu é, na verdade, muito complicada. Houve momentos em que ele foi altamente apoiado por alguns dentro do Vaticano; em outros, foi condenado. As motivações para o infame julgamento de 1633 não estão muito claras. Eu mesmo não entendo!”

A fé - que é a ligação entre o Criador e cada pessoa - fica mais forte quanto mais conhecemos a obra Dele pelas descobertas da ciência. Foi Deus mesmo quem disse isso ao falar com Jó (38:5): “Você sabe qual é o tamanho do mundo? E quem pode fazer a medição dele?” Esse é um trabalho para um astrônomo.

(passei caminhando por esta flor há 3 anos, subindo a serra do Caparaó, e parece que foi ontem)

O Criador mesmo acha que precisamos saber cada vez mais. Tenha coragem de aprender.



publicado por joseadal às 12:38
mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

18
20

22
23
25
26

28
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO