Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012

O que está acontecendo em São Paulo é, para um pacato cidadão, incompreensível. Marginais em fuga perdem instantes atrás de um carro em velocidade normal e ao invés de buzinar passam atirando e matam uma criança. Como pode?

Desta vez estou lendo Robert Ludlun, escritor de romances de espionagem, autor de Conspiração Bourne.

No livro Os Gêmeos não se Amam a trama é ambientada na Itália sob a ditadura de Mussoline, no começo da 2ª Guerra Mundial. Um homem que detêm um segredo importante é tirado do território italiano fascista e levado para a Inglaterra. Pelo caminho, desde Milão até o Mediterrâneo, acontecem muitas mortes. Num momento de calma, logo após atirar na cabeça de um motorista, um dos ingleses que o levam diz: “Tenho certeza de que tudo isto é muito pavoroso para o senhor, e um bocado desagradável também. Sabe, a parte difícil deste trabalho não é fazer, é se habituar à coisa, compreende o que quero dizer? Eu lhe dou um conselho: basta aceitar o fato de que o que fazemos é pra valer. Tenho passado por coisas assim muitas vezes, pra dizer a verdade. Sei, de certa forma é monstruoso, mas alguém precisa fazê-lo, é isto que nos dizem. Acho que todo mundo, inclusive o senhor, está recebendo um treinamento.

Sim, pensou o italiano, mas treinamento para quê?”

(encontramos uma comitiva em Bananal quando íamos subir de bicicleta a serra da Bocaina)

Um homem com uma arma na mão e que é mandado matar alguém, depois de habituar-se, não tem remorsos. Se em algum momento reflete, diz:alguém precisa fazê-lo.

E eu e você que presenciamos isto tudo na TV, como estas notícias nos atingem? O assassino disse: todo mundo, inclusive o senhor, está recebendo um treinamento. Este proceder está se entranhando em nós.

(a foto acima não tem nada a ver com o assunto e tem, mostra que se pode fazer coisas boas, como uma cavalgada, e repudiar a violência de muitos)



publicado por joseadal às 00:27
mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
17

19
20
22
24

25
26
27
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO