Sábado, 26 de Janeiro de 2013

Foram surgindo um após outro. Começou por volta de 750 a.C e durou até 530 a.C. Eram homens persistentes, sem medo de confrontar as autoridades, foram os profetas judeus. Em suas declarações gritadas nas praças avisavam do tsunami que foi o avanço do exército, primeiros dos babilônios depois dos persas. Por vezes comparavam o mar de soldados irados a um exército de gafanhotos arrasando tudo. Impressiona-me essas palavras de Joel (2:7-10): “Como homens de guerra subirão os muros; e marchará cada um no seu caminho sem precisar de um chefe. Irão pela cidade, subirão às casas, entrarão pelas janelas como o ladrão. Diante deles tremerá a terra”.

No livro Mil Platôs (são 5 volumes e estou no primeiro) um par de filósofos, Gilles Deleuze e Pierre-Félix Guattari, estudam a relação entre Capitalismo e Esquizofrenia. Eles afirmam que o futuro da raça humana depende de aprendermos a viver sem chefe, livres de um poder centralizador. (esse é Deleuze)

“A estes sistemas centrados, opõem-se sistemas a-centrados, redes, nas quais a comunicação se faz de um vizinho a outro qualquer, onde as hastes ou canais não preexistem, nos quais os indivíduos são todos intercambiáveis, de tal maneira que as operações locais se coordenam e o resultado final global se sincroniza independente de uma instância central”. (esse é Félix)

Como uma rede social, o Facebook, por exemplo, em que todos criam grupos e se conectam sem ter um supervisor, alguém proibindo ou mandando.

“É por isto que o único lugar onde pode ser constituído um fichário possível das pessoas está entre as próprias pessoas, as únicas capazes de serem portadores de sua descrição, transformações e de mantê-la em dia: a sociedade é o único fichário de pessoas. Uma sociedade a-centrada natural rejeita como intruso a-social o indivíduo centralizador".

Imagine todas as repercussões desse pensamento: criação de filhos, gerencia de uma empresa, etc., tudo sem chefe.



publicado por joseadal às 01:39
mais sobre mim
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

13
15
16
17
19

20
21
22
25

27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO