Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013

As palavras de despedida do papa Bento XVI, conforme noticiado, “penso em particular nos atentados contra a unidade da Igreja e nas divisões no corpo eclesiástico”, nos pegou de surpresa e veio de encontro ao que estou lendo no opúsculo Iniciação ao Misticismo Cristão, de J.C.Ismael:

“O cristianismo nasceu efetivamente do testemunho dos apóstolos das aparições de Jesus após a sua morte. A notícia da ressurreição complementou a boa nova da encarnação, o mistério de Deus feito homem, enquanto o culto da eucaristia unificou essas revelações. Até dez anos antes da destruição da cidade pelos romanos, em 70 d.C, a igreja de Jerusalém reunia a liderança cristã, conquistava muitos discípulos e gozava de grande popularidade, sendo tolerada pelo governo dominador de Roma por não ter pretensões revolucionárias. Os apóstolos abandonaram a cidade um a um até o ano de 63 e a igreja de Roma, formada na maioria por gentios, por volta do ano 100, liberta-se da herança judia e exerce indiscutível liderança no mundo ocidental. A igreja de Antioquia e de Alexandria incorpora novos e enriquecedores elementos rituais oriundos da tradição síria e egípcia”.

Não imagine que todas essas mudanças aconteceram sem ‘divisões no corpo eclesiástico’. Não parava de acontecer dissensões no cristianismo. Enquanto vivos, cada apóstolo denunciou e fez que se expurgasse as heresias mantendo íntegra a Igreja de Cristo. Mas por toda história grupos de cristão que pensavam diferente da Igreja existiram e disseminaram sua maneira de interpretar a revelação de Jesus. Depois de 2.000 anos há tantas seitas e igrejas cristãs que parece impossível acontecer o que Ele tanto ensinou (João 17:20-21): “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

O que sucederá com o cristianismo neste século 21?



publicado por joseadal às 00:53
mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14

17
18
19
20
22
23

25
26


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO