Sábado, 16 de Fevereiro de 2013

Quando a mente cansa de uma leitura que exige aprendizado, ligando uma informação nova com outras que conhecemos, então é bom ler um romance verdadeiro ou ficcional. Peguei um livro que li há muito tempo, O Livro de San Michel. Um médico sueco se estabelece na Itália e, já idoso, relata suas experiências na região de Capri, em sua residência no monte San Michel, onde subia por 777 degraus.

“Os homens de hoje perdem muito tempo a escutar o que dizem os outros; mais lhes valera atender devidamente às suas próprias ideias: podemos aprender a sabedoria dos outros, mas temos de buscar a prudência em nós mesmos. O manancial da sabedoria brota em nós na silenciosa profundidade das nossas ideias solitárias e dentro dos próprios sonhos. A água dessa fonte é clara e fria como a verdade e o sabor amargo como a dor”.

Amigo de homens e mulheres intelectuais, como os escritores Henry James e Guy de Maupassant, ao contar suas experiências de vida faz reflexões que nos abrem a mente. Verdade que ele mesmo se contradiz ao dizer que não é bom “escutar o que dizem os outros”, se ele mesmo lia constantemente o pensamento de outros. Mas deixa claro que temos de cotejar o que ouvimos ou lemos com a experiência que está dentro de nós mesmos. Lembrando sempre que o que “sabemos” não é só que vivemos nessa vida. É preciso ir ao ‘manancial da sabedoria que brota da profundidade das nossas ideias e que estão dentro dos nossos sonhos’. Do pequeno arquivo no consciente e da imensa biblioteca no nosso inconsciente.

Sobre a força que temos dentro de nós ele diz: “Fomos criado para levar uma cruz pesada. Para isso nos dotaram de vigorosos ombros para suportar um sem-número de aflições. Pode-se viver sem amigos e até sem livros e música, contanto que sejamos capazes de escutar nossos próprios pensamentos, e o canto do pássaro numa árvore ou o bramir do mar ao longe”.

Não se pode deixar a zoeira engolfante desse mundo nos deixar surdos ao que é mais vital para nós.



publicado por joseadal às 12:33
mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14

17
18
19
20
22
23

25
26


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO