Quarta-feira, 06 de Março de 2013

Conhece-te!

É a ordem e o apelo que nos ajuda a sobreviver aos embates da vida e ao que não conseguimos resistir. Todas as formas de devoção, de religação com Deus, levam em conta que não conseguimos ir sempre em frente e para o alto, que deslizamos e escorregamos, caímos e levantamos.

No livro Castelo Interior , Santa Tereza d’Ávila diz que as almas se colocam em cômodos, alguns mais próximos e outros mais distantes de Deus. Falando dos que já não estão tão afastados da fé, diz:

“Agora, vejamos quais serão as almas que entram nas segundas moradas e o que fazem nelas. É esta morada a dos que já começaram a usar oração e entender quanto lhes importa não se ficarem nas primeiras moradas, mas não têm ainda determinação para ir adiante, o que é grande perigo. Assim estes entendem os chamamentos que lhes faz o Senhor, porque vão entrando mais perto onde está Sua Majestade, que é muito bom vizinho”.

O mundo pós moderno tem mesmo muita dificuldade de buscar o espiritual? Aquela mulher tão espiritualizada fala então das dificuldades de se firmar na fé: “É tão grande a Sua misericórdia e bondade que, mesmo estando nós em nosso passatempo, negócios, contentamentos e bagatelas do mundo, e até caindo e levantando-nos em pecados Ele não nos abandona. E vós, não tenhais em pouco monta esta primeira mercê, nem vos desconsoleis, ainda mesmo que não respondais logo ao Senhor com arrependimento. Bem sabe Sua Majestade aguardar muitos dias e anos, em especial quando vê perseverança e bons desejos. Esta perseverança é aqui o mais necessário, porque com ela jamais se deixa de ganhar muito. Mas lembre-se é terrível a violência que usam os demónios de mil maneiras, com mais tormento da alma que na morada anterior”.

Não dá pra dizer que se é o cara, caíndo e levantando desse jeito.



publicado por joseadal às 00:57
mais sobre mim
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
16

17
18
20
22

24
25
26
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO