Domingo, 10 de Março de 2013

No término do século XIX a França vivia a novidade das pesquisas da mente: hipnotismo, psicanálise e anestesia hipnótica. Sobre este procedimento o médico sueco Axel Munthe conta no livro San Michele

“O grande benefício nas operações cirúrgicas e nos partos está hoje bem reconhecido. Outro efeito benéfico deste método é conseguido na mais dolorosa de todas as situações: a proximidade da morte. No outono de 1915 passei dois dias e duas noites inolvidáveis entre duzentos soldados moribundos, cobertos por capotes ensanguentados. Não havia nem morfina, nem clorofórmio, nem anestésico nenhum para aliviar os seus tormentos e abreviar a sua agonia. Muitos morreram sob meu olhar, às vezes com um sorriso nos lábios, com a minha mão em sua fronte e nos ouvidos o som das minhas palavras de esperança e consolo, lentamente repetidas. A pouco e pouco, dos seus olhos semicerrados ia desaparecendo o terror da morte. Que misteriosa força era aquela que parecia emanar da minha mão? De onde vinha? Naturalmente a ciência moderna rejeitou a explicação do fluído magnético. Dizem que é a simples sugestão a chave do hipnotismo, mas isso não pode explicar os assombrosos fenômenos que vi e parece que fiz acontecer”.

Tanto o Dr. Axel era bem sucedido com gente como com animais.

“Todo pessoal do zoológico de Paris conhecia meu poder. Era uma especialidade minha pôr suas serpentes, tartarugas, ursos e grandes felinos em estado de letargo, a primeira fase da hipnose. Com todos os animais selvagens ou domésticos a influência do som monótono das palavras repetidas lentamente era magnífico. Eles compreendiam o significado do que lhes dizia. O que não daria eu para entender o que queriam me dizer. Mas neste casos é impossível definir como sugestão mental. Deve haver algum outro poder em ação”.

O espiritismo ainda usa o passe magnético, é mesmo eficaz ou a sensação de melhora e leveza são provenientes das mentes sugestionáveis?


tags:

publicado por joseadal às 20:29
Aí Zé! "Profeta das duas rodas"! Hipnotiza o cavalinho que ele deixa vc montar!!!
João Bosco a 11 de Março de 2013 às 20:10

mais sobre mim
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
16

17
18
20
22

24
25
26
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO