Quinta-feira, 21 de Março de 2013

As pessoas, como eu e você, têm níveis de humanidade diferentes, gradações. Alguns, como uma mulher que apareceu na TV maltratando uma senhora que teve um avc, parecem subumanas, mas com outra pessoa pode até ser uma doce criatura. Somos assim, “concebidos em erro”. Mas há pessoas com um caráter formidável em muitos aspectos. No livro San Michele, que estou terminando, o médico Axel Munthe é um homem como eu e você nos imaginamos ser, com um alto grau de bondade, empatia e compaixão. Olha só este caso que ele viveu:

“Desde o primeiro dia da Semana Santa espalhavam-se armadilhas por todas as vinhas e em todas as oliveiras de S. Micheli. Era para pegar pássaros. Ah, quanta alegria sentia ao vê-los chegar cada primavera aos milhares. Mas quase desejava que eles não viessem; queria ter podido fazer um sinal quando ainda voavam por sobre o mar para que continuassem a viagem aos longínquos países do norte. Porque eu sabia que a ilha que para mim era um paraíso para eles seria um inferno. Chegavam um pouco depois do pôr-do-sol e não pediam mais que um pouco de repouso depois do largo voo através do Mediterrâneo. Então, eram aprisionadas e debatiam-se impotentes nas redes que a astúcia dos homens lhes havia estendido por toda a ilha. Eram recolhidos e socados em caixotes sem água e sem alimento e expedidas para Marselha. Logo estavam sendo servidas nos restaurantes chiques de Paris. Para atrair mais pássaros alguns moradores colocavam, engaioladas, outras avezinhas que cantavam repetidamente. Eram pássaros cegados com agulhas em brasa. Limpei a ferrugem de um velho canhão que havia desenterrado em meu sítio e disparava tiros a intervalos curtos durante toda madrugada, na esperança de os afugentar. Me processaram e tive de pagar uma pesada multa”.

Assim faz quem se parece mais um pouco a “imagem de Deus”, não se cala e faz alguma coisa contra o que é desumano e cruel. 



publicado por joseadal às 01:57
mais sobre mim
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
16

17
18
20
22

24
25
26
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO