Quarta-feira, 08 de Maio de 2013

Ser religioso tem implicações que vão muito além de crer em Deus. No opúsculo Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, o cristão São Luís Maria Grignion de Montfort revela várias, e essa que lí hoje é muito intensa.

“Deus pai juntou todas as águas e formou o mar e juntou todas as graças em Maria” (p.28).

Uma palavra pode ter mais de um significado. Graça, nesta frase, que dizer mérito, créditos, o que satisfaz.

“Este grande Deus encerrou tudo o que tem de mais belo, resplandecente e precioso na Santíssima Virgem; o seu tesouro mais imenso, seu filho Unigênito”.

Os religiosos que não levam Maria Santíssima em conta pensam que é natural um homem escolher uma mulher, não para ter apenas uma aventura com ela mas para ser a mãe de seu filho, e depois abandoná-la como apenas uma outra. Não são só palavras sem sentido o que Lucas descreveu (1:35): “O anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

O indivíduo de fé que não reconhece a Virgem como meritória de veneração se esquece que esse Ser todo poderoso colocou toda uma força tarefa para proteger a Sua escolhida. Mesmo tendo o cuidado que sempre teve de não interferir diretamente na historicidade do Homem.

Então, o pequeno livro chega a essa conclusão: “Jesus fê-la tesoureira de tudo o que o Pai lhe deu como herança, o que adquiriu pela sua vida santa e sua morte sacrificial. E assim é por meio de Maria que aplica seus méritos aos seus seguidores”.orte esta conclusão?  

E então, nos manda consagrar nosso corpo, nossa alma, os bens materiais que produzirmos e as ações de bom valor espiritual que praticarmos à Jesus e a Santa Virgem. Dizendo (p.92): “Damos-lhe os nossos méritos, as graças e as virtudes para Ela os conservar, aumentar e aperfeiçoar”.

Crer não é ficar no arroz com feijão, não. De pensamento em pensamento, de descoberta em descoberta vai-se longe.   



publicado por joseadal às 02:59
mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16

19
20
21
25

26
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO