Sexta-feira, 17 de Maio de 2013

Esta frase é absurda, mas o livro Uma História que não é Contada a coloca num contexto que nos faz pensar. Falando das catedrais construídas na Idade Média, diz (p.149): “O estilo gótico surgiu como um progresso técnico que consistia numa diminuição das pressões exercidas pelas abóbadas equilibradas nas flechas afiladas (colunas) e equilibradas por arcobotantes leves e colunas com capitéis. Assim, as cúpulas arredondadas atingiram cada vez maiores alturas, como a Catedral de Beauvais com 48 metros!”.

(em baixo as colunas, acima as agulhas sustentando a abóbada; para que as paredes não precisassem ser muito grossas eram construídas estas paredes de arrimo,os arcobotantes; foram conquistas dos mestres de obras cristãos da idade média)

Então, o livro do professor Felipe Aquino chama atenção para o fato de que aquelas construções tinham não só uma intenção temporal, mas também espiritual. Era um trabalho intenso tendo Deus como motivo (p.151): “Cidades modestas levantavam grandes catedrais. O povo entendia que ao mesmo tempo em que construía para si trabalhavam igualmente para Deus. Eram mutirões voluntários. ‘Viam-se homens orgulhosos de seu nascimento e da sua riqueza, atrelarem-se a uma carroça com correias e arrastarem pedra, cal e madeira. Quando paravam a beira do caminho para descansar faziam orações de súplicas a Deus’”.

Em outro livro, Diálogo com João Paulo II, li com Lili, hoje, este trecho (p.283): “Em minha visita a França fiquei impressionado com o testemunho de padres franceses convencidos da descristianização dos franceses, tanto no meio operário como no rural. Guardei admiração por esses padres que vão com total determinação a procura dessas ovelhas perdidas, às vezes arranjando trabalho em fabricas para estar mais perto delas”.

 

A ovelha perdida é então aquele que sai cada dia para trabalhar e não oferece seu esforço para Deus, Quem tudo fez.



publicado por joseadal às 00:07
mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16

19
20
21
25

26
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO