Quarta-feira, 17 de Julho de 2013

Refiro-me ao que aconteceu em Delfos, na Grécia. O livro Mitologia Grega volume 2, diz (p.95): “Múltiplas escavações revelaram que por volta de 1.400 a.C, na época micênica, Delfos era um pobre vilarejo e seus habitantes veneravam uma deusa muito antiga. Suas estatuetas femininas de terracota aparecem até extratos de 1.100 anos a.C e são substituídas por estatuetas masculinas feitas em bronze”.

Em Delfos tem uma caverna que desde tempos imemoriais os humanos diziam que era habitada por uma deusa e sua serpente. Mas então, o lugar aumentado, o povo passou a adorar um deus varão. “Foi na época geométrica, a partir de 1.090 a.C que Apolo começou a ser adorado em Delfos. Buscando desbarbarizar velhos hábitos os sacerdotes pregavam a busca da sabedoria, o equilíbrio no comportamento e a moderação. Ensinavam a máxima: conhece-te  a ti mesmo. Outro mérito importante foi a erradicação da lei do talião: olho por olho. Em substituição foram fundados tribunais para implantar a justiça”.

Os ensinamentos eram revelados por meio de oráculos do deus Apolo: “Os sacerdotes gritavam perguntas para dentro da caverna escura. Lá ao fundo uma pitonisa em êxtase, balbuciava, em transe, respostas que eram registradas”.

A procura por ajuda não era só para obter respostas para questões da vida, mas foi construído ali um grande hospital que durou até o século IV, Epidauro. Neste lugar reverenciavam como deus um antigo médico, Asclépio, que muitos estudiosos dizem ter sido o egípcio Imotep (p.92). “Com o correr do tempo as curas por meio de ervas e as cirurgias atrairam doentes de muitas nações. Epidauro era mais do que hospital, tinha: ginásio para exercícios físicos, um teatro construído pelo arquiteto Policleto, uma grande biblioteca e escola de diversas artes.

O poeta latino Juvenal diz em um de seus poemas sobre o principal ensinamento dali: o que se deve pedir é que haja uma mente sã num corpo são”.     



publicado por joseadal às 19:53
mais sobre mim
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
18
19
20

22
23
26
27

28
29


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO