Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2014

Sempre me intrigou o suicídio, o intenso desamor a vida. Uma vez tentei ler o livro Diário de um Suicida, mas dava tantas voltas sem chegar ao âmago do assunto que foi um dos poucos livros que não terminei. A bem da verdade, mal comecei a ler. Mas no livro Sr. Mani, deparei com este trecho (p. 128) que me revelou muito sobre esta catástrofe pessoal.

”Mani começou a apresentá-la a todos. Apresentava-a com uma estranha elegância, para os amigos e os vizinhos, anunciava-a com admiração, como um objeto precioso. Mesmo tendo mais do que o dobro da idade dela, tratava-a com muita importância. Agora, quando me lembro dessas cenas, fico chocado com a minha cegueira. Porque, sem dúvida, já havia decidido se matar por ela. Por isso ela se tornou muito querida, não por ela mesma, mas por causa da catástrofe que, por causa dela, ele traria para si próprio. Essa importância que fora reservada a ela, consumiu-o de desespero e aumentou seu desejo de se destruir. Mas creio que minha irmã foi só um pretexto para seu suicídio. Ao que parece houve uma sucessão de perdas pelas quais passou. Seu ato não foi só um desejo obsessivo de auto aniquilamento, mas uma angústia a mais no amálgama de decepções na vida de Mani. Sendo uma pessoa importante em sua comunidade, a vergonha pelo fracasso de seu hospital somado a decisão de minha irmã de terminar com ele, pode ter-lhe parecido insustentável”.

 

No livro que eu e Lili estamos estudando, A Luta Contra a Depressão, diz (p.108): “Sua tristeza, qualquer que seja a razão, entregue-a a Deus em oração. Ofereça a Deus o seu cansaço, as suas preocupações, seus fracassos e depois sorria, para você mesmo e para os outros. Toda tristeza é auto piedade, aquela mórbida compaixão que faz você ter dó de você mesmo. A alegria do coração é um inesgotável tesouro de santidade. Assim, concentra teu coração em buscar a santidade e afasta-te da tristeza”. E do suicídio, logicamente.



publicado por joseadal às 00:34
mais sobre mim
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14

16
18
19
20
22

23
24
25
26
28


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO