Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

“Esconde dos meus pecados o teu rosto, e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração limpo, e renova dentro de mim um espírito estável” - Salmos 51:9-10

Porém o teólogo calvinista holandês Gaspar Barléu (1584-1648), contando a vida de Maurício de Nassau, em Recife, disse: ”Não existe pecado abaixo do Equador”.

Mas em toda parte o homem passa a vida lutando contra desejos injustos e contra a lei. Pela criação e pela índole corrompida há os que não se importam em viver no constante erro. Um livro que leio e paro e volto a pegar, conta de homens que tinham um trabalho desprezível: “Quem ao escurecer passa por aqueles armazéns, no Valongo, na zona portuária do Rio de Janeiro, sente desprenderem-se as infectas exalações especiais à raça negra e ensurdece aos gritos alternados dos escravos aos estalos dos açoites. Quantas nações, antes de seguirem para as fazendas não viveram nessas jaulas medonhas”. Eram os depósitos onde os escravos ficavam quando chegavam da África.

Mas quem aceitava a incumbência de mais maltratar aquelas pobres pessoas? “Os ciganos, como um povo banido e vilipendiado, aceitam com prazer participar desse comércio que avilta. Naqueles bazares da tirania humana, o cigano, repimpado em sua poltrona e de chicote em punho, é o medianeiro de má fé nas transações com esses desgraçados que recebem o ar e a luz através de telhas-vãs de  um sótão ou das grades de uma alcova abafada e imunda” .- Os Ciganos do Brasil p.145.

A Campanha da Fraternidade Igreja Católica neste ano é Fraternidade e Tráfico Humano, e mobilizará todos os cristãos a não participar e denunciar o tráfego de mulheres e crianças para a prostituição, o sequestro de crianças para roubar órgãos para transplante e o enganar trabalhadores para servir sem pagamento justo. Quem participa de um trabalho desses está amontoando pecados, seja aonde for, mesmo abaixo da linha do equador.       



publicado por joseadal às 02:52
mais sobre mim
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
19

20
23
24
25

27
28
29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO