Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

No final do século XIII, o sacerdote franciscano John Duns Scotus (1266-1308), mestre na universidade de Oxford,

identificou no livro Lectura “duas inclinações (affectiones) fundamentais na vontade humana: o afeto pelo vantajoso (affectio commodities) e o afeto por justiça (affectio iustitiae). A afeição pelo vantajoso é sempre uma inclinação para a própria felicidade do agente”. A vontade, que é o que impulsiona a pessoa, ele denominava apetite,e  também pode ser de duas formas: “apetite de natureza intelectual e o apetite – comum a um animal – de uma natureza sensível." E ele deixa claro nesse escrito “que o apetite natural de toda criatura visa sua perfeição física, já a perfeição da natureza intelectual é a felicidade”. Então, Scotus diz: “Este apetite para a felicidade pode, se não for controlado, tornar-se imoderado; viver muito intensamente, ser muito impaciente, ou seguir no caminho errado (não se dar ao trabalho de merecê-la). Assim, a natureza intelectual precisa de um freio para este apetite potencialmente imoderado. Essa é a tarefa da afeição pela justiça”. O teólogo diz que precisamos muito ter afeição pela justiça, se não a vontade, o apetite de encontrar a felicidade, vai nos levar para o erro.

Até aí tudo bem. Então ele dá uma guinada no pensamento e diz que Deus “não tem afeição pela justiça”.

- Mas como pode ser isso, Zé?

Acompanhe o raciocínio desse pensador: “Deus necessariamente tem a felicidade perfeita, e por isso não faz sentido pensar nEle como tendo um apetite intelectual para a felicidade. Nem é possível para Deus amar sua felicidade imoderadamente. Se a tarefa do afeto pela justiça é a de manter a vontade do pecador dentro da moderação, Deus não precisa ter afeto pela justiça”. Por favor, releia o texto, não há nenhuma heresia nele. Pois Deus é a própria Justiça. 



publicado por joseadal às 00:08
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