Quinta-feira, 26 de Junho de 2014

Voltemos ao filósofo Martin Heidegger.

Ao trecho de sua obra em que ele fala da Serenidade: “Serenidade é atitude de espera da Região do Ser, é despida da representação e entregue ao Aberto; a serenidade avança para o Aberto, que também se move para o homem, prenunciando o carácter de caminho do pensamento futuro. A espera que a serenidade nos faculta é também entrega permanente à Região das regiões (Ser), não se furtando ao que há que pensar e que espera ser pensado, pois o Aberto não se abre sem a cooperação do pensamento sereno”.

- Zé, quer sabe, não entendi nada.

Com certeza se consegue ‘pegar’ alguma coisa do que foi dito pelo pensador. Pois o filósofo, mesmo sendo alguém que estuda emoções, qualidades e sensações humanas como se usasse um microscópio, tenta nos revelar o que ‘vê’ com palavras que possamos entender. Olhando o conjunto do que ele disse, sendo muita informação, fica-se perdido. Mas separe os componentes e ficará compreensível.

Serenidade, consegue definir esse estado da alma? Heidegger diz: “é uma atitude de espera”. Mas é mais do que isso, é “despida da representação”. A Representação da qual ele fala, é uma veste que se usa constantemente, é o que a gente já sabe. Mas se você ficar no que ‘sabe’ não aprenderá mais nada. Então, a Serenidade é uma espera em que precisamos nos despir do que já sabemos e ficar Abertos. Neste estado não se fica parado. A gente se move para o que é novo, o Aberto, que felizmente vem ao nosso encontro. Forma-se o “caminho do pensamento futuro”. Para se chegar a este ‘novo saber’, ao pensamento que será nosso em algum momento futuro, é imprescindível pensar: “não se furtando ao que há que pensar e que espera ser pensado”.

Nesta vida de hoje, onde o que mais se ouve é: não tenho tempo, há pouca serenidade, há menos mudanças de vida e pouco “pensamento futuro”. Salve, Heidegger que nos chama atenção para isso! 



publicado por joseadal às 02:22
mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20

23
24
25
27
28

29
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO