Segunda-feira, 04 de Agosto de 2014

A fé desvenda-nos o caminho e acompanha os nossos passos na história. Por isso, se quiser­mos compreender o que é a fé, temos de expla­nar o seu percurso, o caminho dos homens cren­tes, com os primeiros testemunhos já no Antigo Testamento”. Palavras do papa Francisco em sua encíclica Lumem Fidei. A Fé Ilumina, nosso caminhar nesta vida, explica a história do homem e é uma lanterna para desvendarmos o futuro.

O que ele escreveu repete São Paulo Apóstolo, em sua escrita aos Hebreus (11:1, 2): “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho”.

Francisco usa uma figura para guardarmos melhor este ensinamento: “A arquitetura gótica exprimiu-o muito bem: nas grandes catedrais a luz chega do céu através dos vitrais onde está representada a história sagrada. A luz de Deus vem-nos através da narração da sua revelação e, assim, é capaz de iluminar o nos­so caminho no tempo, recordando os benefícios divinos e mostrando como se cumprem as suas promessas”.

Uma cena que representa a vida de um ser humano que buscou a santificação pintada em um vitral, traz-nos a luz da fé através daquele exemplo. Assim, precisamos conhecer a história dos fiéis para termos fé firme.

Então, o papa cita as palavras de Isaias, um santo profeta, ditas a um rei que vivendo um momento de crise em seu país precisava ter fé: “Se não acreditardes, não compreendereis”. São dois verbos que se interpenetram: acreditar e compreender, ter fé e conhecer. 



publicado por joseadal às 12:25
mais sobre mim
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
27
28
29
30



pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO