Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Sempre tive grande fascínio pelos costumes da raça negra: comida, dança, música e alegria.

5.jpg

 

 

Agora, lendo Teologia & Negritude, de José G Rocha, estou aprendendo maravilhas (p.164): “Aproximar-se da religião é tocar o santuário mais sagrado da vida humana. Nela espelham seus maiores segredos, desejos, aspirações e carências”.

Quando Jesus ordenou: Ide, fazei discípulos de todas as nações”, não estava liberando nenhum cristão a coibir, “dominar, marginalizar, causar injustiças e exclusão a nenhum ser humano", e foi isso que fizeram com a raça negra, especialmente os que foram aprisionados, traficados e vendidos nas Américas. Como era possível tornar um escravo um discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo? O livro diz: “Torna-se urgente uma nova interpretação do cristianismo, para que este seja eficaz e promova o bem na vida de povos e culturas diferentes. Em especial nas culturas afro-americanas existem valores que expressam adoração a presença do Deus Criador. Os processo de opressão vividos pelos povos da história, influenciam e determinam o tipo de relação do homem com Deus e com a religião. A Igreja, sustentada por uma teologia, no intuito de evangelizar massacrou culturalmente negros e índios e impossibilitou o reconhecimento das manifestações e expressões do Deus da vida atuando no meio dos pequeninos”.

O negro que veio da África tinha sua forma de adorar a Deus: “Na concepção deles não existem dois mundos separados, o material e o espiritual, mas tudo forma um conjunto. Deus, para o negro, se encarna na realidade dos homens”. Deus está na mata e nas cachoeiras, nas pedras e nos animais, na tempestade e no silêncio da noite. E sua adoração não é feita só ajoelhando e rezando, “envolve o corpo todo, é festa e dança, é musicalidade e comida saborosa, é o espaço aberto”.

 

 

 

Vi isso na missa da irmandade do Rosário, em Piedade do Rio Grande.    



publicado por joseadal às 22:53
mais sobre mim
Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17
18

19
20
21
23
24
25

26
29
30
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO