Quinta-feira, 06 de Outubro de 2011

Ainda Platão e a "alegoria da caverna", agora falando dos que saem da escuridão para a luz, o mestre ensina perguntando. 

"- Contudo, se na caverna, certas homenagens e louvores tivessem sido estipulados para quem visse com mais precisão acreditas que este que saiu da caverna desejaria competir com os que têm prestígio e poder lá? Ou ele preferiria, como diz Homero, 'viver sobre a terra (acima da caverna) mesmo que para servir, por um salário' e suportar qualquer coisa a perder-se no meio daquelas opiniões (legítimas na caverna), e voltar a ser homem daquela maneira? [o discípulo responde]

- Penso que ele suportaria tudo para não ser homem daquele modo (o modo da caverna).

- Portanto, reflete sobre isso: se aquele que saiu da caverna, descesse e sentasse no mesmo lugar tendo subitamente, deixado o sol. E agora, novamente, com os que lá sempre estiveram acorrentados, tivesse que tomar posições e fazer afirmações e dar opiniões sobre as sombras, não estaria ele então, lá embaixo, exposto ao ridículo, e não lhe dariam a entender que ele só subiu para voltar (à caverna) com os olhos arruinados e, também, que, portanto, de nenhum modo valia a pena esforçar-se para subir? E eles realmente não matariam aquele que se aproximasse com a intenção de soltá-los das correntes e levá-los para cima?”

Isto foi dito 600 anos antes de Jesus começar a ensinar. E certa vez o nazareno ensinou: 'Uma pessoa iluminada, que viu a luz, geralmente não é bem recebida por aqueles que ainda estão nas sombras'. [foto do meu jardim]

Quantos santos e filósofos, artistas e cientistas foram perseguidos e mortos por falarem de assuntos incompreensíveis para os populares.

Outra coisa, esta bem misteriosa: e aquele que vem a este mundo já nascendo como gênio, como se viessem de um ambiente iluminado para o nosso ainda na barbárie?

Mas coisa triste é o que já viu a luz se conformar novamente as sombras, ao contrário da luz e da razão, só porque não aceita simplesmente "viver sobre a Terra" longe de amigos e familiares que repudiam seu saber.      



publicado por joseadal às 00:18
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11

16
18
20
21

23
24
25

30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO