Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2012

Os Pecados Cardeais é um livro que descreve a formação de um cardeal na religião Católica Romana. É bem escrito por Andrew M Greeley, mas deixa um sabor meio amargo e até deprime. No prefácio ele vai logo explicando, talvez, a causa deste mal estar: o que são pecados capitais:

“Os pecados cardeais ou mortais não são de forma alguma pecados e sim apenas 7 propensões desordenadas de nossa personalidade que levam a comportamentos pecaminosos. Soberba, avareza, luxúria, gula, ira, inveja e preguiça são tendências humanas sadias que podem enveredar por um caminho errado levados pelo amor-próprio, autoproteção, liberdade pessoal ou relaxamento. Os pecados capitais não resultam de uma maldade fundamental e sim de uma bondade básica que se descontrola. Resulta do ser humano sentir-se confuso e não confiar bastante no amor”.

Então, com ironia ele diz: “É claro que os pecados cardeais nada tem a ver com os membros do Sacro Colégio que como nós bem sabemos, quase não cometem pecado”. Mais adiante ele fala do homossexualismo na Igreja: “Quando se enclausuram duas centenas de jovens as ligações podem vir a ser um problema, especialmente quando os superiores demostram favoritismo e parcialidade com os alunos bonitões.”

Dois jovens que se conheciam antes do seminário, conversam: “- Estou ficando maluco, Kevin. Preciso que você me ajude a fazer as pazes com Stanley. Não suporto tê-lo perdido. - O que é que você anda fazendo com ele, Patrick? - Nada. Não é nenhum pecado... pelo menos não é como com uma garota. - É muito pior, Pat.”

 

As coisas feitas na adolescência passam. Alguns acham que o jovem deve ser julgado por esses erros outros acham que fazem parte do aprendizado da vida e a justiça, o governo e as instituições não devem intervir. Erros e sofrimentos fazem parte da formação de um caráter. Mas estes desvios se encaixam exatamente na definição que o autor fez no início. São pecados mortais que podem acabar agarrados a quem o sacerdote é e ao invés de ser um pastor protetor do rebanho torna-se um que devora as ovelhas de Cristo.



publicado por joseadal às 10:21
mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
16
18

19
20

26
27
28
29


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO