Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2011

Você consegue imaginar esse tempo, 72 milhões de anos? Por conclusões baseadas em muitas informações os geólogos concluíram que a longa costela de serras que aparecem e desaparacem vindas desde Poços de Caldas até Cabo Frio foi formada por convulsões na superfície da Terra naquela época a qual denominam Cretáceo Superior. Seres vivos testemunharam essas convulsões do planeta.

Como se formou esta longa crista de serras?

A explicação é que em "consequência de mudanças do pólo de rotação da placa Sul-Americana no Cretáceo e Terciário as falhas fundamentais, como linhas de fraqueza ancestrais, originaram a Cordilheira Meso-Oceânica". O entrechoque das placas ergueram o solo há mais de 2.000m.

Em alguns pontos desta cadeia de serras estouraram vulcões, como na serra do que hoje é Nova Iguaçu. Como é que se abriu esta boca despejando fogo no alto da montanha?

A razão teria sido a formação de "uma pluma, uma bolha mais intensamente quente no núcleo liquefeito, que teria transferido calor à litosfera por condução e advecção, com consequente fusão de parte do manto litosférico. Esse processo teria resultado nos grandes lineamentos magmáticos que se estendem pelo sudeste Brasileiro".

Então, o mais provável foi ter acontecido uma combinação das duas hipóteses: "A justaposição desta zona de fraqueza, causada pela reorganização global de placas, próxima a uma anomalia térmica, pode ter resultado em centros vulcânicos".

As serras são dobraduras na superfície do planeta com dimensões tremendas. "O Alinhamento Magmático Poços de Caldas - Cabo Frio, no qual se insere o Maciço Marapicu-Gericinó-Mendanha de idade Cretácea Superior (c.a. 72 Ma) é parte de um grupo mais jovem (80-53 Ma) de complexos alcalinos que ocorre no sulsudeste do Brasil". A serra do Vulcão tem altitude máxima de 800m, largura central com 3km e comprimento de 10km. Os estudiosos dizem que a serra teve mais de um vulcão, é um conjunto ou "suíte plutônica, com o vulcão de Nova Iguaçu, com um conduto de aproximadamente 2 Km de diâmetro com um aglomerado central com bombas, tufos e lapilli abundantes e a chaminé do Lamego, caracterizado por um conduto relativamente menor formado por tufos soldados de composição predominantemente traquítica (magma vindo diretamente do manto e esfriada rapidamente na superfície). Juntas, estas duas estruturas formam o assim denominado Complexo Vulcânico de Nova Iguaçu".

Trabalhando na baixada fluminense quase todos os dias me admiro com sua majestade tanto vista de Belford Roxo (do nordeste) quanto de Comendador Soares (pelo noroeste). Então, prometi a mim mesmo andar de bicicleta sobre a serra do Vulcão reconhecendo os sianitos (cristais brancos) que se intrometeram no granito marrom escuro e muito granulado e esmerilhado pelas intempéries em eons de tempo.



publicado por joseadal às 22:13
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12

16
17
22

23
24
25
29

30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO