Sábado, 09 de Fevereiro de 2013

Travei conhecimento com Santo Afonso de Ligório e seu pensamento. Ele foi um moço muito inteligente que aos 16 anos formava-se em Direito civil e canônico, na cidade Nápoles.

Corria o princípio do século 18 e no Brasil uma guerra selvagem estremecia nossas selvas. Bandeirantes paulistas lutavam contra o governo português e suas taxas exorbitantes e a proibição de explorarem ouro em Minas Gerais. Ligório, desprendido de lutas materialistas exortava seus irmãos pelo mundo a buscarem a santificação para poder ver a Deus face a face. Ele enumera atitudes que podemos tomar enquanto vivemos no mundo, mas sem nos aviltar com ele.

“Meu irmão, acautela-te. Chora os teus pecados e põe em execução os meios apropriados á tua salvação: confessa-te frequentemente, lê algum livro espiritual todos os dias, como todos os dias em honra de Maria recitarás o Rosário, jejuarás todos os sábados, resiste ás tentações invocando repetidas vezes os doces nomes de Jesus e Maria, foge das ocasiões de pecar e se, além disto, Deus te dá vocação para abandonares o mundo, faze-o prontamente”.

São conselhos católicos, mas resolvi adotar de imediato três deles: ler um pedaço de um livro espiritual cada dia (o que faço sempre), jejuar por 12 horas aos sábados e fugir de ocasiões de pecar, por isso não sai no bloco das Piranhas como fazia todos os anos.

- Zé, você tem cada uma! (no meio das serras os ciclistas param em descanso)

Ligório lembra quase ameaçando: “Pensa que também para ti há inferno, se pecares. Já está acesa a teus pés aquela formidável fogueira, e agora mesmo, ai! quantas almas estão caindo nela! Reflete que, se tu também lá caíres, não poderás jamais sair. Se alguma vez mereceste o inferno, dá graças a Deus por não te haver precipitado nele e prontamente remedeia o mal que fizeste, enquanto te é possível. Tudo quanto se faça para evitar uma eternidade de penas é pouco, é nada. Nunca serão exageradas as nossas precauções para nos assegurarmos uma eternidade feliz”.



publicado por joseadal às 22:18
Que bom ver Santo Afonso por aqui... ele é um verdadeiro mestre espiritual do qual aprendo muitíssimo.
Realmente, em comparação à glória que nos espera no céu, devíamos ter todas as renúncias em pouca conta. Nossa natureza corrompida pelo pecado é que muitas vezes nos engana.
Nos empenhemos pela nossa salvação!!!
Tássila a 8 de Março de 2013 às 20:01

mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14

17
18
19
20
22
23

25
26


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO