Sábado, 13 de Abril de 2013

A vida pode ser comparada a uma estrada, e como essa, tem ao longo de si muitas variantes, caminhos que se abrem à direita e à esquerda. Adam Phillips escreveu Elogio da Vida não Vivida, que li só uma resenha, mas achei pontos em comum com o que penso sobre o que deixei de fazer na vida.

“Missing out (ah, perdi!) é o conjunto de vidas que deixamos de viver, seja porque ficamos com medo, escolhemos outro destino ou a sorte não quis; seja porque não passaram pela nossa frente.  Alguns projetos de vida esquecemos completamente, outros ficamos remoendo: ah, porque não fiz aquilo! Quando conhecemos alguém procuramos conhecer seu passado, então não se deve menosprezar os planos não executados, as chances perdidas por ela (ele)”.

Não é difícil acontecer, durante a vida do casal, surgir das brumas do passado aquele namorado (a) ou aquela dívida não paga.

E quanto as crianças, nossos filhos e netos, o que são as vidas perdidas?

“As vidas não vividas podem nos empobrecer levando-nos a viver num eterno lamento por algo que não nos foi dado. Esse é o futuro que estamos preparando para nossas crianças ao destruirmos florestas e espécies de vegetais e animais. Os pais atualmente estão condenando seus filhos à sensação de desperdício ao insistir no mito das potencialidades. De onde vem ideia de que nossas crianças seriam dotadas de talentos e que corremos o risco de desperdiçarmos seu patrimônio? Outro terrível encargo é quando os pais querem decidir a vida de seus filhos empurrando-os para viverem vidas que eles mesmos perderam”.

(quando se faz mountain bike é comum largar o caminho conhecido e entrar por outro desvendando novos lugares, como esse por trás de Rio Claro, RJ)

São tantos os caminhos que não percorremos! Sem falar no conceito espiritualista que diz que temos no inconsciente lembranças de outras vidas.



publicado por joseadal às 21:48
mais sobre mim
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
17
18
19
20

24
25
27

28
30


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO