Terça-feira, 06 de Agosto de 2013

Algumas vezes se chega a um livro por uma indicação, outras por uma citação que se lê. Desde que ouvi falar de Santa Tereza D’Ávila me veio o desejo de conhecer o que ela escreveu.

Consegui Moradas Interiores que fala da evolução do crente como se fosse o avançar por dentro de um castelo, onde lá no centro está o próprio Deus. Quando fala do quinto estágio da alma, menciona algo que acontece com o fiel:

“Outra maneira tem Deus de despertar a alma; embora, parecendo maior mercê do que as já ditas, poderá ser mais perigosa e por isso me deterei um

tanto nela. São umas falas com a alma, vozes que a pessoa ouve de muitas maneiras: umas, parece que vêm de fora e que se ouvem com os ouvidos; outras, do interior da alma, do coração; outras, da parte superior, de dentro da cabeça. Algumas vezes, e muitas, pode ser apenas ilusão, em especial se o indivíduo é pessoa de imaginação fraca ou melancólica. Destas duas maneiras não há que fazer caso, a meu parecer, ainda que digam que veem e ouvem e entendem, nem inquietá-las com dizer-lhes que é do demônio; mas ouvi-las como pessoas enfermas”.

Santa Tereza escreveu este livro em 1577, mas a audição de vozes, também chamada de psicofonia acontece aos seres humanos desde épocas remotíssimas. Em 1428, uma donzela de 16 anos, Joana D'Arc, se apresentou a um dos herdeiros do trono francês pedindo para dirigir seus exércitos. Ela lhe garantiu a vitória contra litigantes ao trono e os ingleses por ter ouvido vozes santas que afirmavam ser Deus por ela.

Segundo os evangelistas (Mateus 3:16-17), “sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e [João Batista] viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. João viu a pombinha, mas só Jesus ouviu a voz.



publicado por joseadal às 02:20
mais sobre mim
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

12
14
17

18
19
20
22
23
24

25
26
28
31


pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

blogs SAPO